Fundamentos Históricos, Biológicos E Legais Da Surdez

Fundamentos Históricos, Biológicos E Legais Da Surdez

Gabarito

Resultado final : 8 questões corretas

Prova 1015

1. Qual das frases abaixo não condiz com a concepção de surdez na Antiguidade?


  • O surdo é um ser inferior e marginalizado.
  • O surdo poderia ser ensinado e seria capaz de viver em sociedade.
  • A situação dos surdos se agravou com a busca da perfeição e dos padrões de normalidade da época.
  • A educação de surdos não é possível, pois sem a fala não existe linguagem, fator este fundamental para o desenvolvimento do raciocínio.

2. Assinale a alternativa que não corresponde à plasticidade neural.


  • A plasticidade neural pode ser entendida como a utilização de uma área não operante para uma função, para outro processamento cognitivo.
  • A plasticidade neural afirma que a organização cerebral da linguagem não permite a existência de um período crítico para a aquisição da linguagem, podendo este ocorrer em qualquer etapa da vida.
  • A plasticidade neural pode ser conceituada como a mudança no processamento neural que ocorre com a idade ou aprendizado.
  • A plasticidade neural pode ser compreendida como a alocação de funções no hemisfério não dominante, devido a lesões congênitas do hemisfério dominante.

3. O bilinguismo ainda não é uma proposta efetiva nas escolas brasileiras. Qual das alternativas abaixo justifica melhor essa afirmação?


  • A língua de sinais não é utilizada como pretexto para o ensino do Português, mas sim como um instrumento de comunicação efetivo entre todos os membros da comunidade escolar.
  • Os professores dominam a língua de sinais, mas faltam profissionais surdos para atuarem como referência para os alunos.
  • A maioria dos professores não domina a língua de sinais; faltam profissionais surdos para atuar como referência para os alunos; a língua de sinais é mais utilizada como pretexto para o ensino do Português do que como um instrumento de comunicação.
  • As escolas não efetivaram o trabalho bilíngue, pois a comunidade surda ainda depende dos ouvintes para adquirir fluência na língua de sinais.

4. Quais são os graus de perda auditiva?


  • Leve, média, severa e profunda.
  • Suave, moderada, severa e profunda
  • Leve, moderada, profunda e grave.
  • Leve, moderada, severa e profunda.

5. Quais os princípios norteadores da Política de Educação Inclusiva no Brasil?


  • A partir da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania fundamentado no reconhecimento das semelhanças e na participação dos sujeitos, decorre uma identificação dos mecanismos e processos de normalização que operam na regulação e produção das desigualdades.
  • Tem como ponto de partida a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade e o respeito à diversidade como uma consequência dos anteriores, reconhecendo e valorizando a diversidade em qualquer sociedade.
  • A definição é a de uma Educação Especial como modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino, enfatizando a atuação autônoma e preferencial da Educação Especial em detrimento do Ensino Regular.
  • A organização, fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, determina formas de atendimento preferencialmente clínico-terapêuticas, fortemente ancoradas nos testes psicométricos que definem, por meio de diagnósticos, as práticas escolares para os alunos com deficiência.

6. Quais são os parâmetros que compõem a estrutura gramatical da Libras?


  • Configuração da mão, ponto de articulação, movimento, orientação e direcionalidade.
  • Configuração da mão, ponto de articulação, verbos com concordância de gênero, número e localização.
  • Configuração da mão, ponto de articulação, movimento, orientação ou direcionalidade e expressões faciais e corporais.
  • Ponto de articulação, movimento, expressões faciais e corporais e verbos sem concordância.

7. A comunicação total promoveu alguns avanços no que se refere à educação de surdos. Assinale a alternativa que não corresponde a um desses avanços.


  • Permitiu que os surdos deixassem de interagir ativamente na escola, o que era comum no período oralista.
  • Promoveu a liberdade de utilização dos sinais.
  • Demonstrou que a língua oral não bastava para formar um indivíduo pleno nos aspectos cognitivo, emocional e social.
  • Promoveu uma compreensão de que o surdo não poderia desenvolver uma comunicação semelhante à dos ouvintes.

8. Quais as principais estruturas cerebrais responsáveis pela linguagem?


  • Córtex visual primário, área de Broca, área de Wernicke e córtex auditivo primário.
  • Córtex motor primário, área de Broca, área de Wernicke e córtex auditivo primário.
  • Córtex motor primário, córtex visual primário, córtex auditivo primário e área de Broca.
  • Córtex motor primário, área de Broca, área de Wernicke e córtex visual primário.

9. Qual das alternativas não correponde a uma das providências a serem tomadas pelas instituições de Ensino Superior em relação aos alunos surdos?


  • Propiciar, sempre que necessário, intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa, especialmente quando da realização e revisão de provas, complementando a avaliação expressa em texto escrito ou quando este não tenha expressado o real conhecimento do aluno.
  • Proporcionar aos professores acesso à literatura e a informações sobre a especificidade linguística do portador de surdez.
  • Estimular o aprendizado da língua portuguesa, principalmente na modalidade oral, para o uso de vocabulário pertinente às matérias do curso em que o estudante estiver matriculado.
  • Adotar flexibilidade na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico.

10. Qual das alternativas não corresponde à Lei 12.319/2010?


  • O tradutor e intérprete terá competência para realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa.
  • Como atribuição do tradutor e intérprete cabe interpretar, em Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis Fundamental, Médio e Superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares.
  • Regulamenta o exercício da profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
  • Determina que sejam incluídos nos instrumentos destinados a avaliar as condições de oferta de cursos superiores, para fins de autorização e reconhecimento e de credenciamento de instituições de Ensino Superior, bem como para renovação, requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais.