Planejamento Pedagógico e Avaliação Institucional 2

Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Luck (2005) identifica cinco tipos de participação: como presença, como expressão verbal e discussão, como representação política, como tomada de decisão e como engajamento. Sobre os tipos de participação assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A participação como expressão verbal ocorre em algumas reuniões em que são levadas questões sobre as quais se necessita uma tomada de decisão.
( ) A participação como presença é aquela de alguém que faz parte, e não é necessariamente intencional.
( )Na participação como expressão verbal as pessoas se manifestam, mas, muitas vezes, as decisões já estão tomadas e a participação é permitida apenas como referendum. não significa, necessariamente, uma decisão que emergiu do grupo.
( ) A participação como engajamento é considerada o nível mais pleno de participação, pois é a participação em todos o processo desde dar opinião, propor solução, responsabilizar-se pela aplicação.
( ) A participação como tomada de decisões também é um indicador de gestão democrática, mas pode falsear a democracias, quando todo o processo de diagnóstico do problema e definição do desenho da solução é feito pelo diretor.
Escolha uma:

Feedback

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Quando se pensa no planejamento pedagógico observa-se que no processo de organização do trabalho pedagógico, encontram-se variáveis contextuais, de processo e resultantes. Referem-se à Educação de Jovens e Adultos, mas podem ser estendidos para qualquer nível de ensino com as devidas adaptações. Assim analise cada uma das variáveis a relacione as mesmas com suas principais características:
(1)Variáveis Contextuais.
(2)Variáveis de Processo.
(3)Variáveis Resultantes.
( )Se referem aos atores do processo (professor, aluno) e ao contexto em que eles atuam qualificados pelos atributos que os identificam.
( )Se referem à caracterização teórica, profissional e política do professor. a caracterização teórica, emocional, pessoal, acadêmica do aluno.
( )Dizem respeito às competências desenvolvidas pelos alunos: conhecimento, habilidades e atitudes e, diretamente relacionados a estas últimas, os valores cultivados educacionais.
( )Em relação ao contexto, é preciso caracterizar a família, o grupo a que alunos e professores pertencem, a escola, a comunidade em seu entorno e a dimensão cultural.
A sequência correta é:
Escolha uma:

Feedback

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Em 1998, o MEC começou a aplicar, em caráter facultativo, o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem –. Alunos concluintes do ensino médio são avaliados quanto ao seu desempenho no término da educação básica, de modo a terem uma referência de auto-avaliação e poderem participar dos processos seletivos de algumas instituições de ensino superior. O ENEM busca avaliar o uso de cinco competências básicas em seu processo. Marque a alternativa correta correspondente a essas competências:
Escolha uma:

Feedback

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Segundo VEIGA (2001), o Projeto Político Pedagógico da escola é um instrumento de trabalho que mostra o que vai ser feito, quando, de que maneira, por quem para chegar a que resultados. Além disso, explicita uma filosofia e harmoniza as diretrizes da educação nacional com a realidade da escola, traduzindo sua autonomia e definindo seu compromisso com a clientela. Sobre o Projeto Político Pedagógico assinale V para verdadeiro e F para falso:
( )O projeto pedagógico é um documento de planificação escolar de longo prazo e abrange todos os aspectos da realidade escolar.
( )As bases para a elaboração do Projeto Pedagógico da Escola são a emergência do projeto da realidade da escola e a construção coletiva do projeto pedagógico.
( )É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa.
( )O projeto pedagógico precisa emergir da escola como local de trabalho, a partir de um diagnóstico que explicite e analise os problemas e as situações nas quais tais problemas aparecem.
( )A Concepção do Projeto Pedagógico da Escola funda-se, pois, na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos, na participação de todos no projeto comum e coletivo.
Escolha uma:

Feedback

Questão 5

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O planejamento educacional se completa e se retroalimenta com a avaliação. Da mesma forma em que toda a comunidade é conclamada participar do planejamento, na avaliação, a sua participação é fundamental. No planejamento pedagógico estável, isto é, sem mudanças abruptas de objetivos e ações, qual tipo de avaliação é prevista? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:

Feedback

Questão 6

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O projeto pedagógico é um documento de planificação escolar de longo prazo e abrange todos os aspectos da realidade escolar. No âmbito da gestão participativa, o projeto pedagógico da escola é flexível, aberto e democrático. Três dimensões são norteadores do processo de elaboração do projeto pedagógico, quais são elas?
Escolha uma:

Feedback

Questão 7

Correto
Marcar questão

Texto da questão

É um documento que abrange todos os aspectos da realidade escolar. No âmbito da gestão participativa, este documento é flexível, aberto e democrático.Assinale a alternativa a qual se refere o documento citado na afirmativa acima:
Escolha uma:

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O Planejamento educacional e o planejamento pedagógico em uma instituição de ensino que se apresenta como uma organização inteligente tem como objetivo a excelência em educação. A qualidade na escola implica elementos constitutivos que precisam ser considerados no planejamento educacional. Um dos elementos fundamentais para esse planejamento é a:
Escolha uma:

Feedback

Questão 9

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Sabe-se que para um processo participativo de tomada de decisões para a implantação da organização de trabalho pedagógico de modo a desvelar conflitos e contradições, faz-se necessário, os gestores administrativo e pedagógico (diretor e coordenador pedagógico) anunciam a intenção de construir ou reconstruir o projeto pedagógico da escola para a comunidade escolar. A convocação de professores e funcionários, alunos e pais de alunos para a participação da organização do projeto é muito importante, para isso salienta-se alguns passos. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O primeiro passo é esclarecer aos participantes o que é o projeto pedagógico.
( ) É importante divulgar a legislação que o regulamenta: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares nacionais, Diretrizes Curriculares Estaduais e Municipais, o Regimento da Escola e o atual Projeto Pedagógico (se houver).
( ) É importante formar as equipes para organizar a elaboração do projeto pedagógico com representantes de todos os segmentos presentes na comunidade escolar.
( ) A aquisição de materiais para a melhoria da infraestrutura.
( ) A verificação e o gerenciamento no que refere-se a recursos destinados a merenda.
Escolha uma:

Feedback

Questão 10

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Para Azanha, 2002, o Projeto Político Pedagógico da escola refere-se à tomada de consciência dos principais problemas da escola, das possibilidades de solução de definição das responsabilidades coletivas. O projeto pedagógico da escola é construído em torno de três eixos que se entrecruzam. Assinale a alternativa que corresponde a estes três eixos:
Escolha uma:

Feedback